Fibras Têxteis


Na indústria têxtil as fibras têxteis é a principal matéria-prima do setor. Elas são preparadas a fim de resultar em produtos finais como fios, tecidos, malhas, feltros, entre outros materiais.



INSCREVA SEU E-MAIL!

Receba todas as novidades do
BlogTêxtil© no seu email. GRÁTIS.


A definição de fibra pode ser descrita da seguinte maneira: "todo elemento de origem química ou natural, constituído de macro moléculas lineares, que apresente alta proporção entre seu comprimento e diâmetro e cujas características de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso, tornem tal elemento apto às aplicações têxteis". (fonte: Resolução CONMETRO 01/01).
Elas (fibras) podem ser encontradas na forma natural ou quimicamente modificadas. As naturais são subdivididas em: Animal, Mineral e Vegetal. Já as quimicamente modificadas são classificadas como Artificial e Sintética. Veja cada uma delas detalhadas aqui.
Existem propriedades que determinam as características das fibras têxteis como o comprimento, resistência, flexibilidade, elasticidade, umidade entre outras. Essas propriedades têm grande impacto no resultado final da fabricação do substrato desejado. Uma avaliação não bem criteriosa, feita pelo setor de qualidade, pode levar uma produção a ter grandes prejuízos.
É evidente também, que temos um fator preponderante nesse contexto que é a safra, essencialmente para as fibras naturais, onde às vezes, os técnicos têm que "rebolar" para trabalhar com determinados padrões de qualidades devido a uma má safra. (Detalharemos esses assuntos nos próximos artigos).
No que diz respeito à produção das fibras, o algodão da família dos naturais, é aquela que tem a maior expressão entre as demais da mesma família, sendo responsável por 75% da produção, seguido pelas fibras de pêlo (principalmente a ) com aproximadamente 6%, a juta com 5,24%, o linho com 4,76%, o cânhamo com 3,49% e o sisal com 3,49%. A produção das demais fibras naturais tem pouca expressão. Esses valores são de produções mundiais.
Já as fibras quimicamente modificadas, predomina a produção do poliéster, base do petróleo, o que, aliás, tem vindo a acontecer nas últimas décadas. Continue Lendo...
fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_têxtil

Tipos de Fibras Têxteis

BlogTêxtil© 2015. All Rights Reserved | Design by W3layouts